terça-feira, 15 de julho de 2008

Maria Antonia, 4 meses de vida


Hoje minha Pequena Guerreira completa 4 meses de idade, não tem sido fácil, mas estamos felizes.
Apesar de todas as adversidades, graças a Deus ela se mantém viva e lutando.
Esta semana ela deve fazer uma nova cirurgia. Desta vez é para diminuir o volume de liquido nos pulmões, causados pela cardiopatia. Hoje ela tem sua capacidade respiratória limitada pela Persistência do canal arterial, ou PCA. É o não-fechamento do canal arterial, estrutura normal na circulação fetal, comunicando o tronco da artéria pulmonar e a aorta. Essa cirgurgia é paleativa, talvez sejam necessárias outras para resolver as outras cardiopatias.
A Cardiopatia, é uma má formação do sistema circulatório, geralmente surge associada a algumas síndromes como a Síndrome de Down. No caso de Maria Antónia, ela tem 3 tipos de cardiopatias. Além da PCA, também estão presentes a Comunicação interatrial, ou CIA. Existe um defeito de fechamento do septo interatrial, permitindo a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito e a Comunicação interventricular, ou CIV. O defeito ocorre entre os septos interventriculares (ventrículos, esquerdo e direito).
A cardiopatia PCA é a responsável pela necessidade de transfusão de sangue freqüentes. Para estabilizar o excesso de sangue nos pulmões, são necessários medicamentos diuréticos e isso leva a anemia que só é resolvida com a reposição do sangue. Foi isso que nos levou a fazer a campanha para doação de sangue, que graças a ajuda dos amigos em Manaus, foi um sucesso. Até o momento conseguimos coletar 33 bolsas de sangue.
Agora iniciamos uma nova etapa no processo de recuperação, com esse fluxo de sangue reduzido, ela deve respirar melhor e sem ajuda de aparelhos, podendo continuar seu tratamento em casa. Nossas esperanças estão renovadas e com Fé em Nosso Poderoso Deus Tudo deve ser resolvido em breve.
Mais uma vez quero agradecer o apoio e solidariedade dos amigos e da família.
Que Deus os abençoe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu querido amigo, sei das dificuldades que vc tá enfretando com a sua familia, mas eu sei q vc sabe que não estamos sò, temos um Pai que cuida e nos auxilia nas horas dificies. Não esqueço de vc e sua "branquinha" nas minhas preces.
Beijo e fica com Deus!!